Se você estiver pensando em formas de aumentar as vendas mas está sem criatividade, saiba que o calendário anual é a resposta. Isto porque, existem mil e uma razões para promover restaurantes e neste post trazemos 51 datas comemorativas que podem otimizar suas vendas e atrair novos clientes.
Desta forma, além de datas comemorativas, a simples mudança de estação são eventos que, aplicados com criatividade, motivam os clientes a visitar o seu espaço com mais frequência.
Pensando nestas oportunidades para turbinar sua estratégia de marketing, compilamos aqui, uma variedade de datas que podem ser utilizadas como temas de suas campanhas, independente da comida que você serve.
Em outras palavras, aplicando ajustes no cardápio e combinando promoções vinculadas nas redes sociais, é possível manter os clientes atentos as suas promoções e mais dispostos a pedir, via delivery, ou visitar o seu salão.
Datas comemorativas
As datas comemorativas para promover restaurantes, de fato, costumam movimentar as vendas. À princípio, algumas datas tradicionais sempre foram muito bem exploradas no food service. Dentre elas, podemos citar:
- Páscoa;
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Ceia de Natal;
- Festa de Réveillon.
Ainda assim, a novidade aqui fica por conta do serviço de delivery, que aumentou muito nos dois últimos anos. Se antes o seu restaurante ficava muito limitado ao número de lugares no salão, hoje tudo mudou.
Logo, os restaurantes que investiram no delivery tiveram uma otimização grande. Afinal, estas datas costumam gerar um aumento no número de pedidos, o que é muito bem vindo. Porém, as datas festivas ganharam novos contornos e perspectivas com o hábito do consumo via aplicativos de entrega.
A boa notícia é que estas datas não se esgotam aqui. Felizmente, o calendário comemorativo gastronômico é bastante extenso.
Quer saber aproveitar aquilo que é adequado ao seu público e estilo de cozinha? É exatamente isso que você vai aprender. Siga a leitura!
Datas comemorativas da gastronomia
As datas comemorativas para promover restaurantes citadas acima são ótimas oportunidades para otimizar o seu negócio. Ainda assim, seus esforços de marketing para o restaurante não precisam terminar aí. Do mesmo modo, os operadores podem aplicar em suas estratégias, muitos dias especiais durante o ano que podem ser usados com atividades promocionais.
Definitivamente, a relação abaixo traz as principais datas comemorativas da gastronomia. (Fonte: Pesquisa Científica Universidade Estadual de Goiás).
Fevereiro
- 01- Dia do tomate
Março
- 16 a 18- Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade (SP)
- 26- Dia internacional do chocolate
- 26- Dia do cacau
Abril
- 14- Dia mundial do café
- 22- Dia da mandioca
- 22 a 24- ExpoVinis Brasil (SP)
- 24- Dia do churrasco
- 24- Dia internacional do milho
Maio
- 10- Dia da cozinheira
- 14 a 31- Festival Brasil sabor
- 24- Dia nacional do café
- 24- Dia mundial do hambúrguer
Junho
- 01- Dia do leite
- 07- Dia nacional do vinho
Julho
- 06- Dia da gastronomia mineira
- 08- Dia do panificador
- 10- Dia da pizza
Agosto
- 07- Dia internacional da cerveja
- 11 a 13- Congresso Abrasel
- 17- Dia do pão de queijo
- 25- Dia do feirante
- 29- Dia da pimenta-do-reino
- 31- Dia do Bacon
- 31- Dia do nutricionista
Setembro
- 10- Dia do gordo
- 10- Dia mundial do vinho do porto
- 13- Dia nacional da cachaça
- 22- Dia da banana
Outubro
- 07 a 25- Oktoberfest Blumenau
- 09 – Dia Nacional da Sobremesa
- 16- Dia mundial da alimentação
- 16- Dia mundial do pão
- 20- Dia internacional do chef de cozinha
- 25- Dia nacional do macarrão
Novembro
- 01- Dia do sushi
- 01- Dia mundial do vegano
- 05 22- Concurso bar em bar
- 12- Dia do supermercado
- 17 19- Encontro regional Abrasel Manaus
Dezembro
- 25- Natal
Dia do nhoque da fortuna
O dia do nhoque da fortuna é comemorado dia 29 de cada mês! Veja que aqui, 1 vez por mês, é possível fazer uma campanha, onde o nhoque é o prato principal.
De acordo com o site da marca de alimentos Wickbold, “a lenda diz que tudo começou em um dia 29, durante o século IV. Um santo cristão, chamado São Pantaleão vagava faminto por um vilarejo italiano à procura de um quente e gostoso prato de comida“.
A história se desenrola e o fato é que virou tradição para famílias ao redor do mundo. Assim, todo dia 29 é celebrado o dia do nhoque. Como resultado, a tradição é colocar moedas ou notas embaixo do prato enquanto saboreia a massa.
Logo, dependendo do tipo de cozinha que você serve, o dia do nhoque pode ser explorado de forma a fidelizar o cliente. Isto porquê, ele ocorre todo dia 29. Então, isso dá margem para lançar combos incluindo entradas, o prato principal e a sobremesa, estimulando a venda de outros itens neste dia.
Estações do ano
Até as estações do ano podem ser bem exploradas como datas comemorativas para promover o restaurante. Assim, durante o ano, é garantido mais 4 temporadas de especiais que podem engajar seus clientes.
Para isto, criar especiais dedicados às estações do ano é uma maneira de servir pratos cujo apelo é sazonal. Isto inclui sopas, cremes e bebidas “quentes” no inverno. Já no verão, saladas, ceviches e tudo aquilo que adicione frescor no seu cardápio será desejado pelos clientes.
Dia do cliente
Aqui, mais uma data interessante para ser incorporada na sua estratégia para promover e incrementar as vendas no restaurante.
Com efeito, no dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente. Certamente esta é a data mais importante a ser comemorada! Afinal, sem o cliente o seu negócio não existe!
Assim sendo, aproveite a data para oferecer algo de valor ao seu cliente e tê-lo por perto. Isto é, este dia é uma boa oportunidade de satisfazer e agradecer o cliente. Então, não perca a chance de valorizar o cliente, mostrando o quanto ele é valioso.
Aniversário do cliente
À primeira vista, você deve estar se perguntado: “Outro dia do cliente?? Bem, aqui, estamos tratando do dia especial de cada cliente, ou seja, o aniversário.
Se você tiver os dados de contato de seus clientes, este dia pode ser comemorado de forma mais personalizada. Por exemplo, enviar um e-mail com antecedência é perfeito para alcançar os aniversariantes. Da mesma forma, ofereçer um desconto ou algo especial para este dia é algo simpático e que incentiva o cliente a comemorar no seu espaço.
Por fim, se preferir, deixe claro nos seus canais de comunicação que o aniversário do cliente é um dia especial. É possível ir além, e oferecer desconto ou sobremesa grátis, no dia a escolher, dentro do mês de seu aniversário. Este tipo de “promoção” pode vigorar durante todo o ano, de forma permanente.
Dias especiais ao seu favor
Supreendentemente, a origem de grande parte das datas comemorativas de comida é desconhecida. De qualquer forma, por que não aproveitar e incrementar suas estratégias de marketing?
Inegavelmente, é possível que interesses da indústria alimentícia motivaram a criação de muitas comemorações gastronômicas. Porém, a boa notícia é que todos tem a ganhar.
Primeiro, pois se trata de algo divertido. Do ponto de vista do cliente, essas datas podem estimular a reunião entre amigos e familiares. Já para o food service, uma ótima oportunidade de incrementar as vendas, com lançamento de promoções e especiais para o dia.
Redes sociais
As redes sociais deram grande impulso para tornarem esses dias gastronômicos muito mais conhecidos.
A partir das mídias sociais, é possível fazer uma campanha de baixo custo com grandes resultados. Imagine o seu restaurante, aproveitando o Dia Mundial do Hambúrguer a fim de promover sua receita de “burguer gourmet“!
Com antecedência, chame a atenção dos clientes para a data. A partir daí, faça um trabalho para criar a expectativa e a vontade para que eles aproveitem esse dia no seu restaurante.
Só para exemplificar, utilize imagens dos pratos para aguçar os sentidos dos seguidores e se possível, ofereça um cupom de desconto.
O dia do nhoque, por exemplo, já garante uma campanha por mês, pois é comemorado todo dia 29. Então, que tal estimular o cliente a voltar e comemorar o dia do nhoque inúmeras vezes no ano?
Comemoração no delivery
O delivery não pode ficar de fora! Logo, se você contabilizar, tratamos aqui de 51 datas comemorativas diferentes. Desse modo, desde dias específicos de comidas, passando por estações do ano, até aniversários e dia do cliente, tudo pode ser replicado no delivery!
Acima de tudo, não descuide da adaptação do cardápio para cada “evento” . O cardápio deve respeitar as particularidades que o serviço de entrega exige. Além disso, comidas que viajam bem são essenciais no delivery, mas é certo, que sempre há uma forma de adaptar o menu para atender datas especiais.
Outro ponto de atenção é quanto a embalagem para delivery. A embalagem não precisa ser customizada às datas comemorativas. No entanto, o que realmente importa é que a embalagem seja específica para o tipo de comida que você vai entregar. Só assim é possível garantir que o prato chegue com qualidade e ótima apresentação às mãos do cliente.
Comemorar sempre
Por certo, após compilarmos 51 datas comemorativas para promover restaurantes e atrair os clientes, chegamos à conclusão de que sempre há motivos para se reunir à mesa.
Inegavelmente, o distanciamento social decorrente da pandemia de Covid-19 impactou demais o setor de food service. Por consequência , os hábitos dos consumidores mudaram bastante. Mas, a essência ainda permanece a mesma: dar valor às pessoas que nos cercam e comemorar com boa comida.
Sem dúvida, celebrar no restaurante preferido ou em casa, através do delivery, é uma escolha que devemos deixar aos clientes. Ao setor de food service, cabe a grata missão de oferecer, no dia a dia ou em datas especiais, a melhor experiência para o cliente.
Que este conteúdo inspire você, leitor, a comemorar sempre!