Estratégias, campanhas, logísticas — toda a preparação para aproximar público e produto culmina em um momento crucial na jornada de consumo do seu cliente: o Ponto de Venda.
É no PDV que consumidor e marca ficam cara a cara e podem finalmente se conhecer. É hora de aproveitar o espaço para demonstrar seus diferenciais e ser visto como a melhor opção, em uma comparação lado a lado com o concorrente!
Para vencer essa batalha é preciso uma mensagem forte, chamativa e memorável. Nessa hora, a sinalização de vendas entra como sua principal aliada. Veja a seguir quais as melhores práticas para deixar o seu Ponto de Venda mais atrativo:
1. Chame a atenção e informe
A interação do produto com o cliente no PDV é tão próxima quanto rápida. Raramente ele perderá tempo na loja pedindo informações mais detalhadas para algum vendedor, então você precisa combinar uma comunicação que chame a atenção e ao mesmo tempo informe o seu grande diferencial.
Capriche na embalagem do seu produto. Uma embalagem bem projetada com as informações importantes do seu produto, podem alavancar suas vendas!
O segredo para isso está em ser criativo e conciso, utilizando chamadas que respondam às necessidades do cliente em poucas palavras.
2. Posicione seus produtos
Ser visto é fundamental! Um fator que ajuda muito seu produto a ser notado é a localização dele no ponto de venda.
Estar em um ponto de fácil acesso e visualização, próximo a produtos complementares, do tipo que possam induzir a compra um do outro, é uma estratégia que gera resultados de venda e também ajuda a assimilar o seu produto como parte fundamental da solução que o cliente procura.
3. Saia do lugar-comum
Seu produto precisa de um diferencial para se manter relevante em um mercado cada vez mais competitivo. Que tal fazer do seu posicionamento de marca esse diferencial?
Comunique com personalidade, faça da sua sinalização de venda um meio para propagar o seu discurso, reforce suas qualidades e crie uma conexão com o cliente!
4. Capriche nas artes gráficas
Uma sinalização de vendas bonita e feita com material de qualidade será o seu cartão de visita, causando boa impressão. Um material de PDV frágil e feio pode mais atrapalhar do que ajudar, colocando a perder a sua credibilidade no quesito qualidade.
Além disso, o design também ajuda a reforçar a identidade visual do seu produto, fortalecendo a marca e definindo um padrão gráfico de fácil reconhecimento na mente do consumidor, o que facilita muito na hora de identificar a sinalização de vendas da sua marca em meio a tantas outras do PDV.
5. Questione sua estratégia
Finalmente, depois de colocar todas as suas estratégias de PDV em prática por um tempo, questione a efetividade delas. Avalie os resultados, identificando aquilo que deu certo, a fim de repetir em ações futuras, e também aquilo que não te trouxe retorno.
Uma forma de fazer isso é vendo como se seguiram as vendas e também ouvindo o cliente. Fazer uma pesquisa com aqueles que escolheram o seu produto no Ponto de Venda é uma ótima forma de entender os resultados e guiar seus próximos passos.
E então, pronto para causar a primeira impressão que vai conquistar o seu cliente? Entre em contato conosco e Saiba como podemos ajudá-lo a diferenciar seu produto no mercado!