Entender a mente de uma pessoa não é tarefa fácil, e, quando se trata do consumidor, pode parecer mais complexo ainda. No entanto, como todo ser humano, o cliente também possui hábitos e padrões de comportamento que podem ser previstos.
No marketing, o estudo do público é essencial para garantir a fidelização dos clientes e o sucesso do negócio.
Por isso, separamos 4 dicas para você saber como antecipar o comportamento do consumidor. Vamos conferir?
1. Pense de forma estratégica
Para entender o cliente, é necessário pesquisar suas necessidades e como ele toma suas decisões finais. O objetivo principal desse estudo é certificar um planejamento estratégico bem elaborado para garantir a captação do consumidor.
Podemos fazer isso passando pelos seguintes pontos:
- Determinar quem é o seu público.
- Procurar características comuns entre eles — seja pelas decisões de compra, pelos padrões de consumo ou até mesmo hábitos cotidianos.
- Entender por que o cliente escolheu você — se foi pelo atendimento, pelo produto ou pela necessidade.
- Elaborar estratégias que reforcem as razões do público ter escolhido seu produto ou inovem a imagem da empresa.
Seguindo esses passos, é muito mais fácil antecipar o comportamento do consumidor. Afinal, você entenderá a imagem que ele tem da sua marca e terá a oportunidade de renová-la.
2. Utilize (muito) o Big Data
Sabe as informações que as empresas guardam todos os dias? Em sistemas, arquivos, anotações etc.? Então, o conjunto desses dados é chamado de Big Data.
Ele funciona como um banco de dados que processa informações relevantes para o cotidiano da empresa, por meio de ferramentas digitais ou tradicionais. O Big Data não pode ser excluído do processo de estudo do público — ele é essencial para captar diferentes materiais que podem ser usados para analisar o cliente e interpretar seu histórico na empresa.
Portanto, não hesite em investir nessas ferramentas. Elas te auxiliarão tanto no esforço de entender o cliente quanto em projetos e processos do negócio.
3. Crie buyer personas para sua empresa
A buyer persona é a personificação do seu público-alvo. Ela incorpora um perfil generalizado que inclui os desejos e necessidades dos seus clientes.
Por exemplo, você tem uma agência de Comunicação que oferece serviços de publicidade e marketing. Sua marca costuma atender um público jovem que deseja ser inserido no mercado digital e não sabe bem como fazer isso.
Aí podemos pensar no Marcos — ele é um empreendedor de 26 anos que trabalha como gerente de marketing de uma editora. Seu principal problema é transferir a presença da marca para o espaço virtual. Marcos precisa encontrar uma forma de atuar bem nas mídias sociais e conseguir alcançar seu público por meio de estratégias de marketing digital.
Com esse perfil, é possível prever como sua empresa vai abordar o público — qual tom será usado, qual conteúdo será oferecido, quais serviços serão relevantes para Marcos.
Assim, todas as estratégias utilizadas procurarão interagir com a buyer persona de alguma forma.
4. Eduque o seu público
Quando o cliente sabe a utilidade do produto e entende o seu diferencial, não hesita em escolhê-lo primeiro.
Portanto, procure educar o seu consumidor. Uma forma de fazer isso é pelo Marketing de Conteúdo, ou seja, a criação de posts e artigos com conteúdo relevante para os leads.
Essa estratégia garante que seu cliente saiba qual problema você irá solucionar, antes mesmo do serviço ser oferecido. É muito mais fácil confiar em uma marca que quer informá-lo antes de lucrar com você.
Dessa forma, a jornada de compra pode ser traçada e você consegue antecipar o comportamento do consumidor.
É possível prever qual será o próximo passo, quando o cliente procurará sua empresa e qual será o problema a ser solucionado. Entender a decisão final do consumidor passa a ser apenas uma questão de estratégia.
Quer saber mais sobre estratégias ideais para um negócio? Saiba agora como fazer uma estratégia de negócios de acordo com o perfil da sua empresa.