O exato momento em que o seu cliente pede a conta não pode mais ser considerado como a finalização do seu trabalho, pois o pós-venda também deve fazer parte do processo do seu estabelecimento.
Se você ainda não incorporou essa ação na rotina do seu restaurante, comece hoje mesmo a estruturar medidas de pós-venda que possam encantar ainda mais o consumidor dos seus produtos e serviços. Afinal de contas é muito mais fácil vender para um cliente do que para um desconhecido.
Uma coisa é certa: todos os esforços positivos que você fizer após o pedido da conta vão auxiliar no crescimento da sua marca, na satisfação da experiência do consumidor e na fidelização. Por isso, criamos este artigo com 4 dicas de pós-venda para colocar em prática o mais rápido possível e se beneficiar com essa tática. Confira!
1. Realize o cadastro de clientes
A primeira dica para quem quer desenvolver um bom pós-venda é a realização do cadastro de clientes para o envio de conteúdo personalizado.
Não se trata de encaminhar propagandas e comunicação institucional, esse cadastro deve ser feito da forma mais personalizada possível para que, posteriormente, você consiga direcionar informações que sejam pertinentes ao gosto daquela pessoa.
Por exemplo, se você perceber que o consumidor se interessou muito por determinada opção do seu restaurante, anote e esteja pronto para oferecer uma comunicação voltada para aquele interesse específico. Essa é uma das estratégias para ter um aumento de vendas.
2. Faça pesquisas de satisfação
Ao final da experiência, antes da saída do seu restaurante disponibilize uma pesquisa de satisfação. Faça perguntas fechadas que sejam de fácil compreensão e interpretação e que possam ser respondidas com:
- ruim;
- regular;
- bom;
- excelente.
Lembre-se de que você não quer incomodar de forma alguma aquela pessoa, portanto a pesquisa não pode ser extensa e demorada. Elenque perguntas sobre como foi o atendimento, como estava a comida, qual foi a impressão sobre o estabelecimento, entre outras.
3. Solicite sugestões para melhorar os serviços
Pedir o feedback de um indivíduo que acabou de consumir um produto ou serviço pode ser a melhor maneira de você melhorar ou comprovar que já está fazendo o seu máximo.
Oriente os profissionais que finalizam o atendimento a questionarem os clientes sobre sugestões para oferecer uma experiência ainda melhor na próxima vez em que ele visitar o restaurante.
Essa solicitação pode ser feita verbalmente e depois anotada para uma análise posterior em reuniões com os colaboradores, por exemplo.
4. Ofereça chá ou café na saída do restaurante
Quem é que não gosta de receber algo gratuitamente, não é mesmo? Por isso, ofereça como agrado um chá ou um café na saída do seu restaurante. A espera pela conta, pelo carro, pela chuva passar ou pela saída de todos os integrantes da mesa pode ser muito mais agradável apreciando uma bebida.
Essa regalia tem baixo custo, mas pode proporcionar um conforto a mais para o cliente do seu restaurante. Disponha equipamentos que mantenham o café ou chá quentes e em locais visíveis, que levem a pessoa até a saída do ambiente.
Com essas pequenas ações internas você pode conquistar de uma vez por todas o coração de alguém e desenvolver um pós-venda de qualidade para a sua empresa.
Agora que você conhece as nossas dicas, que tal compartilhar o conteúdo com os seus amigos e familiares nas suas redes sociais?