Com a enorme variedade de produtos e canais de compra, destacar-se no ponto de venda é uma questão de sobrevivência para as marcas no mercado atual. A mudança desses cenários e dos hábitos de consumo afetaram diretamente o varejo, que precisa se adaptar ao novo perfil dos consumidores, ávidos e curiosos, não só por produtos de qualidade, mas que apresentem diferenciais em relação ao concorrente.
Novas estratégias no marketing de varejo têm sido o melhor caminho para as empresas que já entenderam esse novo modelo e que buscam sair na frente oferecendo diferenciais para chamar a atenção do cliente.
Descubra a seguir os principais desafios do varejo para conquistar essa nova ordem de consumidores!
O que é o marketing de varejo?
O marketing de varejo é uma forma de se posicionar no mercado, utilizando o marketing voltado para o consumidor, seus desejos e curiosidades em relação às marcas e aos produtos.
Se o marketing tradicional tem como foco o produto ou serviço, o marketing de varejo utiliza das ferramentas de marketing para chamar a atenção do cliente personalizando o serviço ou o produto à necessidade do consumidor. Conheça agora os principais desafios nesse processo:
1. Criar identificação com o consumidor
Chamar atenção do consumidor por meio de estratégias para melhorar a imagem da marca, apresentar diferenciais no ponto de venda ou até mesmo focar na experiência do cliente com a personalização do produto ou combos promocionais estão entre algumas das formas de colocar em prática o marketing de varejo.
Essas estratégias têm como objetivo principal a aproximação entre marca e consumidor, gerando um relacionamento e uma identificação com a empresa, otimizando os esforços de comunicação e oferecendo ao cliente exatamente aquilo que ele procura.
É este o principal desafio do marketing de varejo, pois é a partir dele que se pode construir um relacionamento de confiança entre marca e público-alvo.
2. Entender a mudança de comportamento dos clientes
A análise do comportamento de compra dos seus clientes, os hábitos de consumo e as previsões de compras futuras são um caminho para adequar as ações de comunicação e marketing ao público-alvo.
Foi a partir de análise desse material que uma grande rede de supermercados brasileira percebeu o hábito de seus consumidores em realizar pesquisas de preços por aplicativos e direcionar suas compras a partir dos resultados de busca. A rede supermercadista viu nesse comportamento uma oportunidade de lançar um aplicativo de fidelização no qual o cliente recebe ofertas direcionadas e de acordo com seu perfil de consumo.
Baseado nos últimos dados de compra o aplicativo oferece descontos personalizados e a vantagem afeta toda a cadeia logística. O fornecedor negocia com a rede um número específico de produtos, o canal de distribuição tem mais poder de barganha e o consumidor vê na ponta do lápis o benefício da inovação.
3. Ser notado pelos clientes
As vantagens desse tipo de comunicação podem ser percebidas já no primeiro contato do consumidor com o produto. Como falamos no início, ser notado pelo cliente em um mercado saturado de opções é o grande desafio para manter-se atuante, principalmente em um período de crise e de mudanças de hábitos. Fazer diferente torna-se, assim, um caso de sobrevivência e não mais puramente uma estratégia de marketing.
Quer saber mais sobre como causar impacto em seu consumidor desde o primeiro contato com o seu produto? Aproveite para conferir as soluções criativas que farão você se destacar no meio da multidão e conquistar de vez o coração do seu cliente.