Você provavelmente já deve ter ouvido falar em intraempreendedorismo e como esse processo tem se tornado uma prioridade para as grandes empresas do mercado. Apesar disso, por se tratar de um termo recente, alguns gestores ainda têm pouca informação sobre o assunto.
Diante disso, o texto de hoje é voltado para você que deseja saber mais sobre o empreendedorismo corporativo e entender a importância de estimular esse processo em seu negócio, bem como os benefícios que isso tem proporcionado às empresas que já aderiram a ele. Confira!
Afinal, o que é intraempreendedorismo?
A expressão intraempreendedorismo surgiu em 1985 com a ideia central de estimular o espírito empreendedor nos funcionários dentro da sua jornada de trabalho, permitindo que esses indivíduos criassem novos produtos e serviços, favorecendo o crescimento da empresa.
As principais características de um funcionário empreendedor são:
- Tem capacidade de analisar os diversos cenários;
- Aplica suas ideias para solucionar problemas e inovar dentro da empresa;
- Está preocupado em como fazer a empresa crescer e ganhar mais;
- Age como “dono do negócio”;
- Tem autonomia;
- É resiliente perante as adversidades do cotidiano corporativo.
De maneira simplificada, a empresa proporciona um ambiente motivador para que o profissional atue como se fosse dono de seu próprio negócio, tendo liberdade para expor ideias e soluções para os problemas empresariais, não encarando a empresa como uma simples fonte de renda.
Como estimular esse comportamento em minha equipe?
Um bom gestor deve estar sempre atento às características e qualidades de cada membro de sua equipe, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
É essencial que ele não centralize as decisões em torno de si, desafiando o colaborador a dar o seu melhor e não apenas o suficiente para cumprir as tarefas que lhe são confiadas. Além disso, deve estar disposto a dialogar e ouvir as ideias e sugestões com atenção, avaliando criteriosamente todas elas.
Impactos positivos do empreendedorismo corporativo
Estimular um funcionário a ser criativo e inovador é uma maneira inteligente de aumentar o rendimento da empresa. Uma equipe motivada trabalha com mais empenho e dedicação, associando o crescimento do negócio ao seu próprio crescimento.
Esses funcionários se tornam verdadeiros colaboradores, ajudando a movimentar a inovação e o marketing empresarial, agregando valor à equipe da qual fazem parte. Assim sendo, ao trabalhar com o comprometimento e seriedade de um sócio, o intraempreendedor traz para dentro da empresa novas experiências e possibilidades de negócios ainda não visualizadas pelos gestores e administradores, com melhor aproveitamento das oportunidades do mercado.
Ademais, por meio do intraempreendedorismo é possível identificar lideranças e estimular o engajamento dos empregados. Não há dúvidas de que o processo traz benefícios a todos os envolvidos, proporcionando o crescimento da empresa, do próprio funcionário e refletindo positivamente na relação com os clientes.
Portanto, esteja atento a esse processo e busque estimular esse tipo de comportamento em seus funcionários, dando a eles a oportunidade de testar, apresentar ideias e desenvolver a sua criatividade.
Após conhecer mais sobre o intraempreendedorismo é possível entender por que esse processo vem sendo tão estimulado pelas empresas. Ter em seu quadro de funcionários pessoas com tais características é um grande diferencial competitivo, na medida em que recria a cultura empreendedora interna, favorecendo alta produtividade e destaque diante da concorrência.
Deseja compartilhar alguma dúvida ou uma experiência acerca do empreendedorismo corporativo em sua empresa?