Muitos profissionais de marketing, gerência de projetos e qualquer outra área que precisa mensurar seus resultados já se deparou ou precisou dos Key Performance Indicators. Esse nome difícil pode parecer um conceito muito complexo, mas é mais simples do que você imagina.
Traduzindo, KPI significa Indicador Chave de Desempenho, ou seja, é uma forma de avaliar se seu negócio está indo bem dentro dos seus objetivos. Em outras palavras: são pontos de observação que você define previamente e que vão te dar uma avaliação mais embasada sobre os resultados alcançados. Um KPI pode ser um número ou um percentual, por exemplo, o faturamento bruto ou o crescimento de vendas em relação ao ano.
Mas, calma: antes de definir quais são os Key Performance Indicators do seu negócio ou projeto, vamos entender melhor o conceito. Confira!
O que não se mensura, não se gerencia
Para se fazer uma boa gestão é preciso perder o medo dos números e ter formas concretas de mensurá-los. Não adianta ter a estratégia mais criativa e ousada, meses de pesquisa de tendência de mercado e uma verba de comunicação imensa se você não sabe exatamente aonde quer chegar — e nem acompanhar se de fato chegou.
Os KPIs, portanto, são pontos para você conseguir mensurar de fato se algo está alcançando o seu resultado. É isso que separa uma boa gestão de uma má, além de diminuir os riscos de frustração em um projeto. Afinal, se você não sabe bem aonde está indo nem se o seu trabalho está colhendo bons frutos, é muito fácil desanimar no meio do caminho.
Como definir os Key Performance Indicators?
Essa é uma pergunta complexa e sem uma resposta pronta. Cada projeto tem o seu próprio objetivo e por isso vai exigir um KPI diferente. Por exemplo, se você tem o plano de expandir a presença da sua marca na rede social, você pode usar vários KPIs para mensurar resultados, como o número de seguidores e likes conquistados em um determinado período ou o número de engajamento e citações nas redes sociais. Agora, se você está planejando uma ação de vendas para o Natal, o ideal é definir o número de vendas brutas do período como KPI.
Como você viu, estabelecer um KPI é muito relativo, mas o primeiro passo é este: definir claramente os objetivos. Depois, é só listar indicadores de acordo com cada objetivo e observar ao longo do tempo. Parece algo difícil, mas basta você colocar em prática e, aos poucos, vai entendendo melhor como tudo funciona.
Se tudo é importante, nada é realmente importante
Antes de você já sair definindo seus KPIs, vale ressaltar uma das maiores armadilhas em que muitos gestores caem frequentemente: considerar todas as suas métricas como indicadores-chave. O segredo de um bom KPI é a relevância do indicador para estratégia da empresa, ou seja, como ele pode contribuir para a gestão estratégica.
Portanto, liste todos os indicadores em torno daquele objetivo mas saiba escolher qual deles é mais importante e relevante para aquele momento e projeto. Se você der importância a muitos ao mesmo tempo, nada será realmente importante e você perderá o foco. Então não se esqueça: priorize!
Os Key Performance Indicators são só parte de uma grande conversa sobre negócios e gestão que construímos todos os dias nas redes sociais. Sigam-nos no Facebook e Twitter para acompanhar todas as nossas dicas.